A Categoria Indígena na Meia Maratona do Descobrimento nasceu em 2016 de uma parceria com a Coordenação dos Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro através do coordenador técnico Karkaju Pataxó a convite do Vidal, a iniciativa visa valorizar a cultura desportiva dos indígenas e promover uma integração entre os outros atletas, desde a primeira participação dos indígenas no evento e crescente o número de atletas a cada ano superando todas as expectativas da coordenação da corrida. O evento tem motivado o crescimento de atletas corredores nas aldeias, muitos já eram corredores, mas não havia um destaque em ser um atleta indígena, com a iniciativa da Meia Maratona muitos indígenas voltaram a treinar visando se destacar na corrida.
Na região da Costa do Descobrimento tem mais de 40 aldeias Pataxó com uma população de mais de 18 mil índios onde praticam suas crenças, usos e costumes e aliado a isso estão as práticas esportivas, os Jogos Indígenas Pataxó era um dos espaços para os atletas mostrarem seu potencial, com a criação da categoria indígena os números de atletas cresce a cada ano e já tá aumentando a demanda de inscrições de índios de outros estados que querem participar da corrida.
A Meia Maratona do Descobrimento é o primeiro evento de corrida do Brasil que cria uma categoria específica para indígenas. As pessoas têm curiosidade em saber como os atletas indígenas se preparam para correr, como são os costumes e o evento é uma ótima oportunidade de estreitar as relações e promover o Povo Pataxó.
Para a categoria indígena a inscrição é gratuita, com premiação específica para os três melhores colocados entre os homens e as mulheres, além de troféus e medalhas.