Pinturas e Símbolos

A arte é uma das características universais da cultura e a pintura corporal é um bem cultural de grande valor para os Povos Indígenas, ela está presente em toda e qualquer sociedade, desde a mais simples até a mais complexa.
Independente de época e espaço de tempo, o homem buscou através da sua imaginação criadora satisfazer as suas necessidades de expressão estética. Os Pataxó passaram a ter um padrão de pintura definido após uma discussão que houve na Aldeia Pataxó Coroa Vermelha em 2002, durante um encontro organizado pela coordenação Atxôhã entre Pataxó de várias aldeias, neste encontro ficou estabelecido os critérios e padrões da pintura corporal Pataxó.
Uma sociedade tem no grafismo, um instrumento visual para representar as suas crenças, costumes e tradições. As sociedades indígenas utilizam-se dessa arte para compor a ornamentação do corpo não só em ocasiões e cerimônias especiais, mas também, no seu cotidiano.
Esses grafismos identificam cada tribo expressando uma variedade de motivos básicos exclusivos formando padrões distintos. Para essas sociedades, ele representa um cartão de identidade para aquele que o usa. A linguagem visual transmite a cada tribo um significado especial, caracterizando, identificando-o e distinguindo-o dos demais.
No trabalho realizado pelos pesquisadores indígenas Pataxó foram identificados os aspectos simbólicos da pintura corporal Pataxó, seus valores e significados. As pinturas são feitas nos braços, pernas, costas e rosto, respeitando as especificações para os homens, mulheres e crianças. Os homens e mulheres casados usam pinturas simples para não chamar muita atenção, enquanto os solteiros usam pinturas e adornos que chamam bastante atenção, com a intenção de seduzir a pessoa do sexo oposto.
As pinturas dos braços e do rosto são iguais para todas as aldeias e membros Pataxó. Pernas, costas e tórax são livres desde que respeite os padrões específicos do Povo Pataxó. Todos devem ser rigorosos quando fizerem as pinturas dos braços e rostos, seguindo os significados das pinturas masculinas e femininas. Na pintura feminina, os braços não devem ser colocados os símbolos das aldeias, pois as mulheres são símbolos da origem da vida.
A pintura é um símbolo de respeito. Até porque, não é qualquer pessoa que pode pintar ou ser pintado, de qualquer forma ou maneira, sem que represente algum tipo de sentido. Tendo que manter o respeito por ela. Pois quem estar pintado não deve tirar a pintura antes de suar bastante. O suor é sinal de renovação corporal. A pessoa que estar renovada é capaz de receber mais os favores dos sagrados.
Os materiais para fazer as pinturas: mikaré, kanurú, tap’óke, tawá eoató e txiãgá, ou seja, jenipapo, urucum, carvão, barro barros de várias cores e pigmentos de vegetais.
Existe tipo de pintura e tinta que são mais usadas quando estão de estado de luta. E outros que são mais usadas para simbolizar momentos de luto. E outras ainda, que servem para definir e mostrar a beleza de quem estar pintada.