Arco e Flecha

Neste esporte, o competidor tem o direito a três tiros que serão disparados contra o alvo: o desenho que pode ser um peixe, uma onça, uma capivara, etc. que fica a 30 metros de distância. Os acertos são somados e determinantes para a classificação para a próxima etapa.

Artefato feito de madeira, o arco e a flecha é a arma mais potente e de maior alcance podendo atingir um alvo a mais de 50m, muito utilizado como arma de guerra e de caça, os arcos são de madeira e são usadas flechas com ponta de osso, esporão de Raia e madeira, pode ser utilizado nódea de bananeira e/ou limo de uma espécie de sapo como veneno, cada guerreiro tem o seu próprio arco e dependendo da etnia ele muda de tamanho e de matéria-prima utilizada (Ipê, Pati, pau-d’arco, fibra de imbira e dentre outros).

Ser bom de arco e flecha é uma forma de demonstrar para sua comunidade que tem condições de sustentar a sua família na caçada e na defesa.

Povo guerreiro e eximiu caçador, o Pataxó se aperfeiçoou na técnica do arco e flecha. Cotam os antigos que um bom arqueiro podia arremessar uma flecha para o alto e apara-la entre os dedos dos pés. Embora hoje já não haja a necessidade do uso do arco e flecha para caçar ou guerrear essa tradição é mantida nos jogos como forma de manter viva a cultura dos arqueiros.

Nos Jogos Indígenas Pataxó, as equipes escolhem dois atletas, sendo um homem e uma mulher para representa-los. O alvo fica a aproximadamente 50m de distância para os homens e 25m para as mulheres, cada atleta atira três flechas buscando atingir a parte do desenho de um animal quem tem a pontuação. A pontuação será pelo local que a flecha acertar, no desenho são destacadas as pontuações em partes diferentes do desenho ou pode ser um alvo circular com a maior pontuação no centro do alvo.

Regras:

  • Não é permitido o uso de arco ou flecha de outras etnias;
  • Respeitar a distância estabelecida do alvo;
  • Fazer os três disparos;

O povo Pataxó tem um Campeão nacional de arco e flecha, o Tohõ Pataxó da Aldeia Pé do Monte que conquistou este título durante os Jogos dos Povos Indígenas em Porto Nacional/TO. Atualmente Tohô tem se dedicado à realização de campeonatos de arco e flecha em sua aldeia.