Aragwaksã

O Aragwaksã é um dia importante, para o Povo Pataxó, realizado na Aldeia Pataxó da Jaqueira, onde reúnem várias aldeias Pataxó, pajés, lideranças e convidados que celebram o aniversário da Aldeia, que denominou o nome do evento Aragwaksã (lugar onde se pratica o ritual sagrado).

O Aragwaksã, é resultado de muito trabalho, foi uma semente plantada e que está gerando muitos frutos e um exemplo do se pode fazer juntos e unidos.

Lugar Sagrado: a mata sempre foi o refúgio, a única proteção do Povo Pataxó. E suas lutas, sofreram os massacres, a discriminação, a opressão imposta pelos invasores e colonizadores.

Sabemos que Povo Pataxó sempre foi um povo livre. Nos territórios não existiam limites, para que pudessem viver em harmonia com a natureza, preservando os costumes e tradições.

A Reserva da Jaqueira foi criada a partir da necessidade de fortalecer a cultura, vivenciar e praticar os costumes e tradições. É um lugar sagrado. Onde sentimos a força da mãe terra e toda natureza e principalmente a presença de Niamissu (Deus em Patxôhã) neste lugar.

Ouvimos o canto dos pássaros, o barulho do vento nas folhas das árvores, onde podemos ver a beleza natural da mata. Onde podemos aprender com os mais velhos, e ensinar as crianças, e todos aqueles que queiram conhecer a cultura. Tem sido o exemplo para as demais aldeias na questão cultural, preservação ambiental, etnoturismo em terra indígena.