Os Jogos Indígenas Pataxó são uma forma de incentivar a prática e tornar esporte os vários tipos de modalidades de armas, brinquedos, brincadeiras, jogos e utensílios, usados no cotidiano das aldeias pelo povo Pataxó, que são estimuladas pelos professores, em sala de aula, e nas atividades preparatórias para os Jogos Indígenas, nas Escolas Pataxó. Essa prática também servirá como incentivo ao fortalecimento da identidade coletiva da etnia Os Jogos Indígenas Pataxó na cultura indígena, não se restringe às estruturas do evento, mas engloba os processos sociais, econômicos e culturais que moldam a Cultura Pataxó. Os Jogos Indígenas Pataxó são hoje um dos símbolos forte da cultura Pataxó, daí a necessidade da integração esporte/cultura na reflexão e desenvolvimento de ações que concretizem tal princípio.
As imagens do passado são como “Memória/Arquivo de identidade”, que ao longo da história dos jogos é somada à determinação dos atletas, revitalizando aspectos importantes da cultura indígena, construindo um acervo intrínseco, tanto na busca de registrar, como nas projeções de natureza simbólica. Via da arte é essencial à elaboração da identidade étnica e das representações que nela se configuram na memória dos mais velhos, dos mais jovens e para as futuras gerações.
Em cada aldeia Pataxó, existem pessoas que desenvolvem conhecimentos específicos a respeito de certas categorias ou modalidade esportivas. Há sempre alguém que sabe arremessar melhor uma lança, usar um arco ou uma zarabatana; que sabe cantar ou fabricar um instrumento musical com mais habilidade e competência; há aqueles que sabem contar histórias com riqueza de detalhes e dominam o estilo de narração. No caso dos Jogos Indígenas Pataxó, por exemplo: os atletas passam a conhecer e aprimorar as técnicas esportivas, aprendem a escolher e preparar as armas como os mais velhos que detém este conhecimento, melhoram o acabamento e a decoração. De outro lado, essas pessoas geralmente buscam aprender com os mais velhos o saber histórico e especifico do uso das técnicas e as funções dos objetos, o significado simbólico dos elementos decorativos e suas cores. São os mais velhos que conhecem todos os detalhes técnicos e os critérios estéticos para que os objetos sejam apreciados pelos membros de sua sociedade, e por intermédio dessas pessoas, que podem ser chamadas de especialistas, através deles, fazem com que os conhecimentos se renovem e se transmitam às novas gerações.
Com a aceitação dos jogos junto às comunidades e aos participantes, ficou clara a necessidade de realizar os jogos para que sirva como base de pesquisa, fonte de referência e instrumento de ensino. Para que cada visitante, leitor, atleta e futuros participantes possam absorver a real característica dos jogos, que é a celebração da cultura e não uma competição onde haja ganhadores e perdedores, em que esses benefícios são percebidos num curto prazo. Graças aos processos de pesquisas nas aldeias podemos atribuir o resultado desse evento em sua íntegra aos professores, coordenadores, lideranças e pesquisadores não índios e pesquisadores indígenas Pataxó que juntaram esforços para revitalização e reconstrução da cultura Pataxó, a valorização dos costumes, dos valores morais e a preservação dos costumes tradicionais.
Considerando então, que os Jogos Indígenas Pataxó, se explorado em toda sua potencialidade, poderá contribuir de forma decisiva como um instrumento importante na revitalização dos valores ameaçados de extinção. Pode-se deduzir então, que os Jogos Indígenas Pataxó é bem mais e tendo alguns aspectos básicos dando maior subsidio de pesquisa e desenvolvimento da tradição, fonte de renda, fator difusor da cultura, meio de salvaguardar valores, costumes e técnicas e também um elo dignificante de união, trabalho, respeito e cultura.