Na canoagem, os atletas levam seu próprio remo e usam canoas rústicas durante a competição. As canoas e remos são padronizados de acordo com os moldes tradicionais dos indígenas. A prova é exclusiva para a categoria masculina, realizada em duplas e sempre em águas abertas. A dupla vencedora é a que cruza primeiro a linha de chegada. A distância percorrida é de aproximadamente 1.000 metros. As canoas usadas na prova são sorteadas previamente, pois nem todas têm o mesmo tamanho e peso.
A canoagem está presente no dia-a-dia das aldeias próximas à praia e rios e é usada para o sustento das famílias de pescadores que se aventuram nos rios e mares, nas aldeias há uma diversificação dos hábitos culturais dependendo da região em que se encontram, muitos vivem do artesanato, de roças e da pesca. É aí que entra a canoagem, na pescaria, alguns vendem seus pescados nas aldeias ou em cidades vizinhas, nas aldeias há a troca do pescado por farinha, aipim, abóbora, artesanato e outros produtos.
Na canoagem cada equipe deverá ter um representante, no qual farão um percurso de 200m no mar, remando em uma canoa, caso não haja canoas do mesmo tamanho usa-se caiaques (Nos Jogos Indígenas Pataxó). As equipes são divididas por baterias, cada bateria faz o trajeto e quem fizer o menor tempo se classifica para próxima fase, ao final disputam uma bateria para definir os melhores colocados.
Regras:
- Nesta modalidade não é obrigatório o uso dos trajes típicos;
- As canoas e ou caiaques devem ser do mesmo tamanho;
- Uma equipe não pode atrapalhar a outra;
- O atleta tem que fazer todo o percurso estabelecido.