Desafios dos esportistas indígenas

Tradição, Adaptação e Visibilidade

Eu sou Karkaju Pataxó, da Aldeia Pataxó Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália/BA. Graduado em Ciências Sociais e Humanidades (UFMG) e atuo como coordenador desportivo dos Jogos Indígenas. Minha participação em eventos esportivos indígenas remonta a 1999. Ao longo dos anos, me aprimorei na organização e mobilização dos esportes na aldeia, buscando a integração entre diversas modalidades.

Em nossa história, o Povo Pataxó, como outros povos indígenas, sempre teve que se adaptar para sobreviver. Além disso, houve a assimilação de modalidades não indígenas, como o futebol, que incentivou a busca e o aprendizado de outros esportes.

Desafios e a Invisibilidade no Esporte

Existem muitos atletas indígenas em diversas modalidades, mas que permanecem invisibilizados por não pertencerem à classe dominante do esporte.

Os principais problemas enfrentados pela juventude indígena incluem:

  1. Falta de Apoio e Infraestrutura: A ausência de apoio institucional e de infraestrutura adequada nas aldeias (diferente da facilidade de estruturação de um campo de futebol) faz com que muitos atletas abandonem a atividade esportiva para se dedicarem aos afazeres do cotidiano.
  2. Falta de Referência: A escassez de um atleta indígena de destaque no cenário esportivo nacional leva a juventude a ter como ídolos apenas atletas não-indígenas.

Há um grande esforço nas aldeias para manter os esportes tradicionais como forma de manutenção da cultura. Por outro lado, modalidades como o futebol, por sua popularidade e facilidade de implementação, também ganham grande espaço, sendo praticadas em quase todas as aldeias do País.

Potencial e a Luta pela Igualdade

As modalidades já praticadas nas aldeias frequentemente revelam um número significativo de esportistas que alcançam bons resultados em competições locais e estaduais. No entanto, o maior desafio é a manutenção desses indivíduos como atletas profissionais, o que cria uma lacuna que fortalece a invisibilidade indígena no esporte.

Por outro lado, os Jogos Indígenas são importantes esforços para criar um evento esportivo-cultural que promova a visibilidade esportiva indígena. Isso possibilitaria o acesso em pé de igualdade aos eventos esportivos oficiais

O objetivo é garantir maior participação e presença desses esportistas. Com o suporte adequado, os atletas indígenas têm plenas condições de concorrer a vagas em seleções, clubes e organizações esportivas do Brasil e do mundo.

Foto: Hadja

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *